Sucesso!

Recebemos seu E-mail! Aguarde nosso retorno.  

Erro

Preencha o formulário corretamente!
O cooperativismo

O que é uma instituição
financeira cooperativa?

É uma sociedade formada por pessoas, que tem o objetivo de oferecer produtos financeiros e prestar serviços de modo mais simples e vantajoso para seus participantes. Uma Cooperativa é dirigida e controlada pelos próprios cooperados, que são também os beneficiários na distribuição dos resultados financeiros do negócio.
O cooperativismo

Benefícios do
cooperativismo financeiro

O maior objetivo das Instituições Financeiras Cooperativas é atender às expectativas dos cooperados e impulsionar seu crescimento, por isso os produtos e serviços que oferecemos são adequados às suas necessidades e perfis. Oferecemos resultados de investimento maiores e juros bem abaixo do mercado. Além disso, praticamos tarifas e taxas reduzidas ou inexistentes em relação ao que os bancos cobram.

Os princípios
do cooperativismo

Para participar do desenvolvimento da sociedade de forma consciente e organizada, precisamos discutir em grupo como entendemos a vida de nossa comunidade, definindo o futuro que desejamos. Desde o início do cooperativismo, a troca de ideias entre as pessoas, para solução de problemas comuns, foi colocada como prática necessária e insubstituível. De forma democrática, foram criadas orientações para as cooperativas praticarem seus valores. Conheça os sete princípios do cooperativismo, que existem desde 1844, ano em que foi fundada a primeira cooperativa do mundo, na Inglaterra.
Adesão voluntária e livre
Não há discriminação de gênero, etnia, de política nem de religião.
Gestão democrática
Os membros têm direito ao voto igualitário.
Participação econômica dos membros
O capital é propriedade comum e é controlado democraticamente.
Autonomia e independência
Mesmo em parcerias, a democracia e a autonomia da Cooperativa são mantidas.
Educação, formação e informação
Comprometimento em formar membros e informar a comunidade.
Intercooperação
Não há competição entre as instituições e entre os membros.
Interesse pela comunidade
A Cooperativa trabalha para o desenvolvimento do todo.

As diferenças entre cooperativa e banco

As instituições financeiras cooperativas sempre estão engajadas em fazer a diferença positiva para seu quadro social, ou seja, para seus cooperados.
O atendimento personalizado é o grande diferencial da cooperativa, assim como a distribuição de resultados entre os cooperados ao final de cada ano. Na instituição financeira cooperativa, o cooperado tem direito a voto, ao contrário de outras sociedades, nas quais o capital é quem manda. Aqui, nosso maior propósito é impulsionar o desenvolvimento dos cooperados, mantendo um relacionamento próximo e disponibilizando produtos e serviços personalizados de maior qualidade.
Infográfico: Diferenças entre cooperativa e Banco